Pão de aveia

1

pão aveia

Pão de aveia, aprenda como fazer esta delícia. Definitivamente, pão é daqueles alimentos que comemos praticamente todos os dias. Isso ajuda a justificar porque, neste blog,  essa será sempre uma tag recheada de receitas.

Como a aveia é um alimento super nutritivo, a ideia foi incorporá-lo ao pão. Nosso pão de aveia acompanhou um creme de cenoura no jantar.

Esta receita faz um pão mais salgadinho e com a superfície crocante, delicioso com queijo prato, cream cheese  ou outras combinações que você imaginar.

Ingredientes

  • 400 g de farinha de trigo
  • 100 g de aveia em flocos
  • 50 g de manteiga
  • 12 g
  • 13 g de fermento fresco (usei um tablete de 15 g)
  • 350 ml de água (usei morna)
  • Aveia em flocos para decorar

Modo de fazer

passo a passo pão aveia

A primeira coisa é fazer uma coroa com a farinha de trigo, a aveia, o sal de um lado e o fermento esfarelado do outro. Coloque a água no centro e comece a misturar tudo (use mais farinha se for necessário).

Amasse bem. Em seguida abra a massa como se fosse fazer um disco, coloque a manteiga em temperatura ambiente e amasse novamente até a manteiga ser totalmente incorporada e a massa ficar macia e lisa.

Coloque a massa num recipiente, cubra com um pano de prato e deixe descansar por uma ou duas horas, num ambiente sem corrente de ar.

pão aveiaPor fim, separe a massa em pedaços do mesmo tamanho e faça bolinhas. Misture uma gema com um pouquinho de leite, pincele nos pães e passe na aveia. Coloque numa assadeira enfarinhada.

Asse a 220ºC. por cerca de 25 min. Para o pão ficar crocante, no início do cozimento, de vez em quando borrife água no forno. O vapor será o responsável pela casquinha.

Nem preciso dizer que ficou bom, né?

pão de aveia

1 COMENTÁRIO

  1. Aveia é um ingrediente ótimo, que apesar de ter potencial de sucesso tanto em pratos doces quanto em salgados, é, na minha opinião, subutilizado “por aí”, nos restaurantes, na casa das pessoas. Carnes empanadas com aveia, por exemplo, ficam com uma cara diferente, como se fosse assim mais carinhosa, mais amigável. Um dia ainda vou fazer uma salada com aveia no meio, para ver no que dá!

    Então, Soninha, parabéns por colocar a aveia na roda!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui