Pizza em casa mais uma vez

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly

Noite de sexta e lá fomos nós para mais uma aventura: fazer pizza em casa novamente. Na primeira vez (relembre aqui) observamos algumas coisas que precisavam melhorar. A principal medida foi mudar a receita da massa e adotar uma do livro da Le Cordon Bleu. Obtivemos uma massa mais elástica e fácil de trabalhar, mais salgadinha.

Massa

175 g de farinha de trigo

1/4 de colher (chá) de sal

1 colher (chá) de fermento solúvel

150 ml de água morna

1 colher (sopa) de azeite de oliva

Peneire a farinha e o sal numa vasilha e misture o fermento, faça um buraco no meio e coloque a água e o azeite. Misture tudo e amasse por cinco minutos até que a massa fique macia e elástica. Caso necessário complemente com mais farinha para dar o ponto.

Cubra e deixe a massa descansar de 1 a 1 e 1/2 h. Depois sove a massa mais dois ou três minutos e abra círculos sobre uma superfície polvilhada com farinha.

Molho


Para a base fizemos o molho essencial de tomates com manjericão, que levou cebola, alho, dois tomates frescos, um toque de pimentão vermeho e uma lata de tomate pelado. Temperamos com sal, pimenta calabresa, duas folhas de louro e um buquê de manjericão. Depois de apurar bem, retiramos o manjericão e o louro e trituramos o molho com um mixer.

Recheios

Fizemos dois sabores: sardinha e marguerita. Tudo muito simples. Sobre a massa aberta uma camada de molho e pedaços de sardinha em lata esmigalhada com as mãos. Por cima mussarela ralada em abundância, mas sem exagero.

Para a margguerita menos trabalho ainda. Depois da base de molho, rodelas de tomate, mussarela e folhas de manjericão fresco.

Finalização

Usamos uma pedra no forno para elevar a temperatura. Ela ficou aquecendo pelo menos meia hora antes das pizzas irem para o forno, uma de cada vez. Para facilitar a manipulação assamos em dois estágios. Primeiro com a pizza sobre a parte de trás de uma forma, mas só até a massa ficar mais firme e poder passar diretamente para a pedra, onde ganha mais crocância. A operação deu certo, sem lambuzo.

O resultado foi muito legal. Estamos aperfeiçoando.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*