Delicioso bolinho de chocolate ou Moelleux

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly

Outro dia passei numa daquelas lojas “tudo de bom”, especializada em ingredientes para confeitaria e festas. Eu me senti como criança em loja de doces: pura animação e alegria. A quantidade de coisa boa por metro quadrado era absurda. Arranjei  UM motivo para eu não me sentir 100% feliz: não tinha extrato de malte, coisa que não acho em nenhum lugar. Em compensação tinha vários tipos de chocolates, dos fracionados aos nobres.

Claro que não resisti ao chocolate amargo com 70% de manteiga  de cacau que, por isso, é acetinado e tem sabor super delicado. Comprei uma barra de um quilo.

Foi com esse chocolate que fiz a sobremesa no fim de semana.

Adoro mexer com chocolate, adoro o seu perfume, adoro a imagem de uma boa chocolaterie. Mas não queria nada de preparo muito complicado.

Investi numa receita que encontrei no site Baunilha e chocolate: Moelleux. Um bolinho com recheio cremoso, muito parecido com um petit gâteau.

As medidas da receita são bem precisas. Para facilitar a vida de quem não tem uma balança de precisão fiz algumas conversões.

Para a receita :

120 g de chocolate amargo

120 g de manteiga

60 g de açúcar (5 colheres de sopa, aproximadamente)

35 g de farinha de trigo (3 colheres de sopa, aproximadamente)

4 ovos

1 colher de chá de extrato de baunilha.

Numa vasilha em banho-maria derreta a manteiga e o chocolate. Aqui todo o cuidado é pouco. Em hipótese alguma derrame água no chocolate. Outro cuidado é não esquentar muito ou deixar o banho-maria borbulhando, quando a água esquentar desligue o fogo. Mexa até que a mistura derreta e vire um creme.

Numa vasilha bata os ovos inteiros, o açúcar e a baunilha. Caso você tenha força de vontade e força no braço bata com um fouet, caso seja como eu, bata na batedeira, mas rapidamente, apenas até espumar mas a mistura manter-se líquida.

Em seguida, com o fouet incorpore a farinha previamente peneirada fazendo um creme liso.

Junte o chocolate a este creme e misture até ficar homogêneo.

Coloque a massa em forminhas altas (ocupando 3/4 dela) tipo petit gâteau ou ramequim. Acredite: em forminha baixa não funciona, ele secará demais e perderá o recheio cremoso.

Serão 6 a 8 minutos em forno alto. A referência dada na receita é que ele está pronto quando começa a rachar. Por conta desta dica esperei e alguns ficaram muito secos. Ele até pode rachar, mas observe o meio do bolinho. Observe também o tempo, não espere demais um minuto faz muita diferença. Lembre-se ele deve ficar cremoso no meio.

É realmente rápido de fazer. Em 15 minutos você terá seu doce e estará louca de vontade para abrir e ver se ficou cremoso.

Bon apetit!

 

5 Comments

  1. Jouber Castro says:

    Faltou dizer, Soninha, que as fotos foram tiradas ao som do bom e velho cancioneiro gaúcho tradicionalista… ficou muito boa a receita, principalmente porque esse é um chocolate “de talento”. Quando a gente experienta um 70% cacau, fica meio ressabiado de comer bombom de caixa. Ok, a gente come do mesmo jeito!

    Parabéns pelas fotos, ficaram nota 10!

  2. Olá, Sônia,
    Que legal, é bom ver nossa receita publicada.
    Gostei da foto e ficou convidativo.
    Só me permita passar o novo link?
    http://baunilhaechocolate.com/moelleux-au-chocolat
    Alterei os links e os antigos não funcionam.
    Aproveito para dizer que gostei de seu blog.

  3. Olá!!!!! Estou louquinha para fazer meu Moelleux!!! Fui comprar a ramekin mas não sabia qual tamanho. Acabei comprando a de 10cm de diametro. Será que é grande demais?!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*