Bolo de laranja (Amor aos pedaços)

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

Numa quinta-feira chuvosa entre o trabalho e a preguiça a solução foi criar uma pausa e ir para a cozinha preparar um bolo. Há tempos andava com a receita do bolo Amor aos Pedaços separada, então foi fácil escolher.

Com os ingredientes separados iniciei na prática dois trabalhos paralelos. Fazer o bolo por um lado e fotografar com um pouquinho mais de esmero, do outro. Normalmente, pelo ritmo do cotidiano, as fotos acabam sendo só do prato pronto, feitas meio às pressas.

Para a receita você vai precisar de 2 xícaras de açúcar (continuo no meu exercício de usar demerara, mas pode usar açúcar refinado), 2 xícaras de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento para bolo, pitada de sal, 4 ovos, 1 xícara de manteiga e 3/4 de xícara de suco de laranja pera.

Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme. Acrescente as quatro gemas e continue batendo. Em seguida vá alternando entre o suco de laranja e a farinha até incorporá-los. Por fim o fermento e as quatro claras em neve (estas devem ser incorporadas com uma espátula, para que a massa fique aerada).

Coloque tudo numa assadeira untada e leve ao forno (180 graus) já aquecido por aproximadamente 20min. ou até quando fizer o teste do palito ele sair sequinho.

Sobre o bolo ainda quente coloque a calda: 1 xícara de suco de laranja pera e 1/2 de açúcar (se preferir menos doce use açúcar de confeiteiro.) Incrementei minha calda com um cálice de licor de laranja.

Hoje, com a chuva que continua insistente, foi bom demais ter bolo em casa.

Atualizado dia 24/01/11

Delicie-se e mãos à obra: faça seu bolo e depois me conte como foi.

Atualizado dia 24/01/11.

 

9 Comments

  1. Jouber Castro says:

    Não fiz o bolo, mas sei que ele estava muito bom porque… comi o original! Estava bem tenro, e com uma elasticidade que dava bastante leveza para a massa.

    Tudo muito ótimo, e muitos parabéns pra vocês (de novo)!

  2. O bolo parece bom, mas a tua receita publicada tem falhas graves. Primeiro: você não especifica a quantidade correta de fermento, diz apenas “uma colher”, e uma colher pode ser de chá, de café, de sobremesa, de sopa…
    Segundo: você fala que a receita leva quatro ovos, mas não específica quantas claras deverão ser utilizadas para fazer as claras em neve nem quantas gemas precisamos incorporar a massa.
    Por fim, você não indicou a temperatura do forno para tua receita. Gostaria muito de fazer esse bolo, mas sem as medidas certinhas não sei se vai dar certo. De toda forma, parabéns, pois seu bolo parece bom.

    Abraço

    • Olá, Marina.
      Agradeço suas observações, inclusive já incluí os detalhes na receita. Essa é uma receita de família, daquelas que a gente faz quase sem perceber. Por conta disso, provavelmente, posso ter parecido displicente. Tomara que você faça e goste do bolo.
      Abraço

  3. Olá novamente!
    Ontem à noite vi as correções e fui fazer o bolo. Ele ficou realmente delicioso. A massa ficou leve, aerada e molhadinha (fiz furinhos no bolo com um palito antes de colocar a calda, para que ela pudesse infiltrar bem no bolo). O único problema é que o bolo grudou na fôrma e eu não pude desenformar. Não entendi porque isso aconteceu, já que untei como de costume (margarina e farinha) e o bolo não queimou nem nada, apenas grudou! Talvez essa massa exija uma untada diferente?

    De toda forma, ficou muito bom! Obrigada por compartilhar a receita!
    Abraço,

    • Olá, Marina.
      Que bom que gostaste do resultado!! Não sei te dizer o porque dele ter grudado. Talvez por ser mais molhadinho… Normalmente não unto a forma com margarina, pois ela solta água e por isso não é muito aconselhável, uso manteiga. De qualquer forma fico feliz que tenhas aproveitado a receita.
      Beijos!

  4. Lindas fotos, bela produção. Queria um pedaço do bolo pra comer com o café que acabei de passar.
    Beijos

  5. Lorena Trindade says:

    Olá, Soninha.

    Sou ex-aluna do Gastão e tenho acompanhado o blog. Hoje, finalmente, resolvi me
    encorajar e fazer uma das receitas e o bolo Amor aos Pedaços foi o escolhido. Toda essa mística de receita de família me lembrou muito da minha própria família (mineira) e do meu falecido avô, um padeiro cheio de boas receitas. Bom, ao que tudo indica, todos aqui
    de casa aprovaram o resultado.

    Pretendo tentar outras receitas. Gostaria de parabenizá-los pelo blog. É delicioso, só de olhar.

    Abraços,

    Lorena

    • Oi, Lorena.
      Fiquei muito feliz ao saber que o blog provocou lembranças tão afetivas. Fiquei imaginando as receitas do teu avô… Muito obrigada por nos acompanhar e espero que possamos te inspirar muitas experimentações gastronômicas.
      Grande beijo!

  6. Olá Sônia! Que delícia! Procurando por esta receita Bolo de Laranja – Amor aos pedaços, exatamente por esta receita, encontrei diversas outras e não gostei dos ingredintes, pois não tinham laranja na massa. Avistei esta receita aqui no seu site e logo gostei, resolvi fazê-la e hoje 11/02/2013 (mais de dois anos depois de sua postagem) venho te agradecer pelo delicioso bolo. Obrigada! Está uma delícia. Um beijo em seu coração 🙂

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*