Filet com batata rosti

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

Com um pedaço de filet mignon resolvi investir numa boa composição com batatas, que nunca dá errado. Optei pelas clássicas batatas rosti, para valorizar o sabor da carne que era o que eu queria ressaltar.

O preparo das batatas começa por um cozimento das ditas com casca. Elas não devem ficar muito moles, e até é conveniente que fiquem firmes no seu interior. Quando cozidas, deixa-se que esfriem antes de descascá-las e ralá-las em ralo grosso. Raladas, as batatas são temperadas com sal, pimenta e, no caso, usei bastante generosamente ervas de provence, para perfumá-las.

Em uma frigideirinha pequena, de não mais de 10 cm de diâmetro, coloca-se um pouquinho de manteiga para untar. A batata ralada vai para a frigideira para ganhar forma, cor e acabar de cozinhar. Vira-se a “torta” na metade do cozimento, deixando os dois lados bem dourados.

Os filets, cortados em cubos altos, foram grelhados ao ponto só com sal e pimenta. O fundo da grelha, após a passagem dos bifes, foi deglassado com meio copo de vinho branco para formar um molho reduzido rapidamente.

O prato foi montado com as batatas, os filets e tudo polvilhado com salsinha picada e, por fim, regado com o molho. A combinação é harmônica e leve.

 
Tags:

One Comment

  1. Tou aqui babando no teclado.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*