Sopa de maçãs e gorgonzola (Jantar de Natal, 2ª parte)

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly

Depois dos aperitivos a entrada do jantar da Quorum Comunicação pedia algo um pouco mais encorpado, mas ao mesmo tempo refrescante, como requer o calor de dezembro. Uma sopa gelada caiu na medida.

Adaptamos uma receita do chef Luiz Cintra, com sabores incomuns e sabor inigualável. E fácil de fazer.

Numa panela coloca-se uma cebola picada miúda e três talos de salsão também picadinho, além de três batatas médias cortadas em cubinhos. Isso tudo deve cozinhar em um caldo de legumes (veja como fazer caldos) até as batatas amolecerem.

Em outra panela vão duas colheres de manteiga e quatro maçãs verdes descascadas, descaroçadas e cortadas em cubos. Retire do caldo a cebola e o salsão e coloque pra refogar com a fruta. Depois de uns cinco minutos refogando junta-se as batatas e o caldo do cozimento e deixa-se cozinhar por mais meia hora em fogo baixo.

Em um liquidificador mistura-se um copo de leite integral, 150g de queijo gorgonzola picado e 150g de cream cheese.

Com um mixer tritura-se a sopa na panela até desmanchar completamente os sólidos e obter um creme leve. Desliga-se o fogo e acrescenta-se o creme formado no liquidificador, mexe-se bem, tempera-se com sal, pimenta e noz moscada.  Deixa-se esfriar e leva-se à geladeira por pelo menos seis horas.

Servimos em copinhos transparentes com uma gotinha de molho inglês e uma pitada de pimenta moída na hora. E foi nessa hora que abrimos um Chardonnay Castellamare, da serra gaúcha.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*