Brioches e azeite aromatizado (Jantar de natal, 1ª parte)

1

mesa de festa

Brioches e azeite aromatizado para receber os amigos.

Fim de ano tem sempre aquela festa do local de trabalho. Recebemos em casa o pessoal da Quorum Comunicação para o encontro com direito a amigo secreto e, logicamente, um cardápio especial e bons vinhos.

O cardápio nestes casos tem que ser fluente, com os sabores “evoluindo” de um prato para outro, das entradas à sobremesa. Como seria um exagero detalhar pratos e receitas numa única postagem, começaremos pelos aperitivos.

No início de noite, o espumante Castellamare Chardonnay Brut selecionado por Jacques Mick (como todos os vinhos do jantar) acompanhou as Torteletes de Cogumelos, cuja receita encontramos no site La Cucinetta. Mas uma das sensações era molhar os brioches fresquinhos no azeite aromatizado com manjericão, ou saborear os pãezinhos com pedaços de queijo minas temperados com azeite e pimenta.

Há mais de 50 tipos de receitas de brioches, um pão mais conhecido pela frase bomba de Maria Antonieta do que pelo seu sabor. Na França é uma tradição, e chegam a dizer que a qualidade de uma padaria é proporcional à de seu brioche.

O que preparamos é receita do chef Philippe Sofietti, chamado brioche à tetê ou parisiene.

Ingredientes

  •  1 tablete de fermento biológico fresco
  • ¼ de xícara de água morna
  • ½ xícara de leite morno
  • ½ xícara de manteiga em temperatura ambiente
  • 3 ovos
  • 1 gema
  • ¼ de xícara de açúcar
  • 1 colher (chá) sal
  • 5 xícaras de farinha de trigo (lembrando que a quantidade de farinha sempre é aproximada, por vezes é necessário um pouco mais para dar o ponto)
  • Para pincelar – 2 gemas ligeiramente batidas
  • Água

Acessórios

  • 20 forminhas para brioche com 7 cm de diâmetro untadas com manteiga

Preparo

Numa tigela, dissolva o fermento na água morna.

Em outra misture o leite, os ovos, a gema, o açúcar e o sal.

Junte o fermento e a farinha.

Transfira para uma superfície polvilhada com fartinha e amasse por cinco minutos ou até ficar uma massa lisa e elástica.

Coloque a massa numa tigela untada com manteiga e gire-a para untar toda a sua superfície. Cubra e deixe crescer por uma hora ou até dobrar de volume.

Brioches com azeite aromatizadoNeste ponto passe para uma superfície polvilhada com farinha e amasse ligeiramente. Divida em 20 porções e modele cada uma no formato de uma bola. Para simplificar  e obter o formato arredondado com uma pequena bolinha em cima, pode-se fazer uma bola maior e uma bem pequena a ser colocada sobre a primeira.

Pincele com a gema e deixe descansar por aproximadamente 15 min.

Aqueça o forno em temperatura média e asse por 25 min. ou até dourarem.

Brioches com azeite aromatizadoPara o azeite

Mergulhe em água quente várias folhas de manjericão. Tire-as em seguida e mergulhe-as em água gelada (processo de branqueamento).

Seque-as cuidadosamente. Em seguida mergulhe-as em azeite de boa qualidade com alguns grãos de pimenta. Num recipiente fechado deixe descansar, pelo menos, 24h.

 

Brioches com azeite aromatizado

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui