Bolo de limão com semente de papoula

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

Hoje comecei o dia com vontade de fazer bolo. Vontade intensificada pela tarde chuvosa que se anunciou. Não deu outra, fui pra cozinha olhar os ingredientes disponíveis pra escolher a receita. Eis que no meio da confusão que anda o armário, coisa que avisa que o ritmo acelerado de fim de ano anda por aqui, encontro um potinho com preciosas sementes de papoula. Ingrediente que tenho procurado e não encontro em lugar nenhum para comprar.

Essas sementes são particularmente maravilhosas em bolos e pães. Elas “explodem” na boca liberando seu perfume e sabor. Sem contar que são lindas!

Com esse achado estava definida a receita: bolo de limão com sementes de papoula! Essa é uma das minhas receitas preferidas. É um bolo leve, de sabor intenso e facílimo de fazer.  Hoje fiz a receita completa, pois usaria uma forma grande, mas normalmente reduzo pela metade e a faço em forma de bolo inglês.

Para fazer o bolo bati 200gr de manteiga em temperatura ambiente (eu sei, é um monte de manteiga, mas fui convencida pelo Dr. David Servan-Schreiber, no livro Anticâncer – prevenir e vencer usando nossas defesas naturais, que a manteiga e o azeite de oliva são gorduras saudáveis. Logicamente ele não se referia aos excessos, mas eu acreditei!)

Como dizia, bati a manteiga com duas xícaras de açúcar (usei açúcar demerara!). Quando a mistura estava cremosa, incorporei um a um e, aos poucos, quatro ovos. Bati bem, até fazer um creme fofo e leve.

Em seguida, com a batedeira no mínimo, incorporei aos poucos 3 xícaras de farinha de trigo e  ½ xícara de leite. Coloquei alternadamente uma xícara de farinha um pouco de leite, mais farinha, o leite e terminei com a farinha.

Ficou uma massa aveludada e grossa, não muito líquida. Com uma espátula misturei um punhado de sementes de papoula (elas passaram por uma frigideira quente para que soltassem o seu óleo). Por fim coloquei as raspas da casca de um limão, 1 colher de suco de limão e 2 colheres (sopa, não muito cheias) de fermento para bolo.

Acomodei a massa numa forma untada em forno pré-aquecido por aproximadamente 30min. Depois dos 20min. iniciais fico atenta.

Final da tarde de domingo comendo bolo e tomando chá. Pode ser melhor?

 

One Comment

  1. ontem um desejo s bito me atacou queria um bolo de polenta mas q fosse levinho. O tempo deve ser de aproximadamente 30 minutos segundo a pr pria Valentina o palito n o deve sair totalmente seco o bolo tem q estar ainda mido para n o ficar seco o meu ficou 35 minutos .

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*