PF a dois: bife, ovo e refogado de brócolis e cogumelo

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

Às vezes o tempo é curto para preparar um refeição, mas mesmo nestes momentos devemos perseguir um resultado que ofereça, além da nutrição essencial, algum prazer no momento de repor as energias para o corpo e – por que não? – para o espírito.

Escolhemos no freezer (na noite anterior) um pedaço de alcatra orgânico. Isso mesmo, carne de um boi criado pelo pai da Soninha a base de trato orgânico, sem remédios e venenos. A diferença é perceptível na coloração da carne e no sabor intenso. Fizemos bifes pequenos, não muito altos, que foram simplesmente grelhados em frigideira, apenas bezuntados de azeite de oliva e temperados, depois de selados, com sal e pimenta.

Quando os bifes estavam prontos usamos a própria frigideira com os resquícios que a carne deixa e refogamos rapidamente uma cebola cortada em pétalas. Logo que a cebola começa a soltar seu suco a frigideira começa a soltar o “fundo” criado pela carne e espalhar um dourado maravilhoso. Em seguida um punhado generoso de fatias de cogumelos castanhos se somou ao refogado e, logo mais um porção de brócolis previamente escaldados.

Temperados com sal e pimenta moída na hora o refogado recebeu ainda uns “respingos” de vinho branco seco, para ajudar os sabores a se misturarem. Resultado excelente.

Para completar o PF do dia, uma porção de arroz integral e ovos estrelados. Os ovos são feitos em frigideira antiaderente pequeninha, só untada com azeite. Deixe o fogo baixo e tenha paciência que pode levar uns cinco minutos até se obter o indefectível padrão “clara dura e gema mole”. Temperado com sal e pimenta, e sem gordura, o ovo vai revelar todo o seu sabor.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*