Croque Monsieur, o lanchinho clássico francês

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

Mesmo o mais simples lanchinho de final de dia pode – e deve! – ser feito com capricho. Afinal, trata-se de uma refeição abreviada, mas que não precisa diminuir o prazer de estar à mesa. Vem da frança a tradição do Croque Monsieur, um sanduíche gratinado com molho branco que reúne fartura e leveza. Na verdade, uma versão bem sofisticada do nosso misto quente.

Eu usei quatro fatias de pão de forma sem casca, fatias de presunto magro, fatias de queijo prato, uma porção de molho bechamel (receita abaixo) e uma porção de queijo colonial ralado.

É muito simples: Numa forma untada vai a primeira fatia de pão que é coberta com o molho branco e logo mais as fatias de presunto e queijo. Repete-se a operação até a última fatia que é coberta com o molho e o queijo ralado.

O sanduíche em forma de torre vai ao forno bem quente. Depois de cinco minutos eu desligo o forno e deixo apenas o gratinador (calor que vem de cima) para dourar a última camada de queijo. A parte externa do sanduíche fica crocante e o interior com toda a umidade do molho e do queijo que derrete com o calor.

Os franceses entendem do que é bom!

Molho bechamel básico:

Numa panelinha um pouco de azeite e manteiga (como já disse aqui no blog, o azeite serve para impedir que a manteiga queime) e uma colher de cebola ralada. Antes da cebola dourar acrescento uma colher de farinha de trigo que vai reter a manteiga e a cebola formando uma pasta. Fora do fogo acrescento um pouco de leite para ir desmanchando a pasta sem formar grumos quando estiver razoalvelmente líquido, volto a panela para o fogo e acrescento mais um pouco de leite e mexo sempre, até levantar fervura em fogo baixo. Finalizo o molho com uma colher de creme de leite, que é opcional, mas deixa o molho mais aveludado.

 

6 Comments

  1. Hummm delícia! Sempre faço croque monsieur em casa, fim de domingo. Mas sem a carne, que não como. A foto ficou linda! Bjs, michelle.

  2. Marina Righetto says:

    Já fiz e ficou uma delícia! Lanchinho ótimo para um fim de tarde =)

  3. Vou fazer para hoje a noite! Adoro esse blog!

  4. Minha professora de francês comentou sobre essa delícia na aula, mas não soube informar a receita! Ainda bem que tenho esse blog “gastro-cultural”.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*