A identidade secreta de Fred Farnel

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

“Pra comer bem não precisa gastar muito”. Este era o bordão do Fred Farnel o “consultor gastronômico” que nas tardes de muitos sábados de 2007 e 2008 falou com os ouvintes da Rádio União Comunitária de Joinville. A FM 87.9 atinge os bairros populares da região leste da cidade, especialmente os bairros Iririú, Jardim Iririú, Comasa, Aventureiro e parte do Boa Vista.   Na programação dirigida às classes C e D, Fred falava no Show da União, programa de variedades comandado pelos jornalistas Claúdio Lúcio Augusto e Alex Medeiros.

A saudação “Boa tarde Alex, boa tarde ouvintes do Show da União” era a senha para o quadro Conversa na Cozinha, que o apresentador chamava de “a parte mais gostosa do programa”. E então Fred se punha a contar receitas sempre baseadas em ingredientes de baixo custo e simples o suficiente para serem compreendidas pelo rádio.

O programa muitas vezes era ao vivo, o que permitia explorar mais a empatia do rádio, do improviso, dos comentários espirituosos. Mas muitas vezes para garantir que nada desse errado o programa era produzido e gravado no próprio notebook do Fred, que juntava ao seus conhecimentos de culinária o de editor de áudio. O resultado acústico dava pro gasto.

Fred falava de Florianópolis, mas volta e meia ia a Joinville. Numa ocasião foi especialmente convidado para comer uma feijoada na cada de uma ouvinte. O intermediário do encontro apresentou Fred como “professor Gastão”. A cozinheira estendeu a mão, abraçou o professor com muito carinho:

– As vizinhas vão morrer de inveja. Vou contar que eu cozinhei pro Fred. Não é Fred?

Três programas resgatados dos arquivos perdidos de Fred Farnel mostram o jeitão da comida de baixo custo que ele divulgava, e até a sua relação intensa com os ouvintes.

E como dizia o Fred na saudação de despedida: Saúde!

Clique para ouvir as receitas:

Frango Reciclado Cozidão de Domingo Anchova Recheada

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*