Truta com creme de espinafre e arroz com cogumelos

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly

– A truta acabou de chegar de Urubicí. Está fresquinha. O senhor quer que eu limpe uma?

-Aquela ali, nem muito grande nem muito pequena. Escalada e sem cabeça, por favor.

Não tinha pensado em trutas quando fui à peixaria, mas quando vi aquelas belezas azuladas o cardápio do almoço foi ganhando forma na minha cabeça. Mais algumas coisinhas da peixaria para fazer estoque, uma passada na feirinha de sábado na esquina de casa e… cozinha.

Não queria perder o frescor da truta, o sabor dela mesma. Então ela foi temperada só com sal, mix de pimentas (preta, rosa e branca) socadas no pilãozinho, uma pitadinha de ervas finas, um pouco de suco de limão e uma pincelada geral de azeite extravirgem. Em 20 minutos de forno ela estava dourada e linda, pronta para degustação.

Como tinha que fazer algo enquanto a truta assava, preparei um rapidíssimo creme de espinafre para acompanhá-la. Muito simples: numa frigideira a rápida refogada em ¼ de cebola e as folhas separadas e picadas de meio maço de espinafres. Quando o espinafre murchou entrei com uma colher de creme de leite, corrigi sal e pimenta e deixei apurar.

Para a guarnição cozinhei um saquinho arroz na água com sal e um pouco de açafrão da terra (que na verdade é cúrcuma), para ele pegar cor e sabor.  Acho muito prático este arroz que se cozinha dentro de um saquinho, além de que é uma medida ótima para duas pessoas.

Em outra frigideira com fundo de azeite coloquei meia dúzia de cogumelos portobello frescos picados em pedaços grandes. Antes, mas já cortados, deixei-os alguns minutos de molho em água com suco de limão, para que não escurecessem no cozimento. Quando a água que o fungo soltou começou a secar coloquei ¼ de cebola e deixei refogar, corrigi sal e pimenta. Quando o arroz cozinhou, misturei com os cogumelos e adicionei um punhado de salsinha picada, já fora do fogo.

Com a truta pronta, macia e cheirosa, foi só jogar por cima dela o creme de espinafre e montar o prato, que ganhou ainda uma básica saladinha de agrião.

Para um sábado chuvoso tá bom, né?

 

4 Comments

  1. Estou adorando esse blog, mas o que eu quero mesmo saber é quando vou ser convidada para uma comidinha dessas??

    Beijos.

  2. A mesma coisa digo eu, hehehe…
    bj

  3. Hum…… fiquei com água na boca!!!Acho que faltou alguém neste almoço?

    EUZINHA………..

    Parabéns, bjs

  4. Bom , nada, PERFEITO! Para um sábado de ventania como foi o nosso, um peixinho salva!

    Beijo!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*