Ravióli prático

Adoramos ravióli. Gostamos particularmente daqueles com recheio farto, que surpreendem o paladar com combinações de sabores.  Como os raviólis vendidos nos mercados estão cada vez mais longe disso, empreendemos, volta e meia, fazê-los em casa. Fazer a massa fresca é uma delícia, mas dá um enorme trabalho.  Adaptamos então nossa receita fazendo raviólis com massa fresca para lasanha, destas que se encontra no supermercado.

Um dos prediletos é uma mistura, inspirada num dos livros de Jamie Oliver. As quantidades são para um pacote de massa de lasanha. É feito com um punhado de manjericão fresco, de 5 a 10 fatias de presunto parma, 5 bolas de mussarela de búfala, se forem grandes, um punhado de queijo parmesão ralado e uns 10 tomates secos. Numa vasilha misturamos o queijo parmesão, o manjericão fresco picado, a mussarela grosseiramente picada assim como o presunto e o tomate seco. Temperamos com sal e pimenta moída na hora.

Na folha de massa para lasanha, fazemos três montinhos com recheio, num dos lados. Com um pincel molhamos com água as bordas da massa e dobramos ao meio. Pressionamos até sair todo o ar de dentro e as bordas grudarem. Cortamos os raviólis com uma carretilha (se não tiver uma, vale uma faca mesmo). Cada folha de massa faz três lindos raviólis. Normalmente deixamos com aquela folhinha de plástico que separa a massa até a hora de cozinhar, para não ressacar.

O cozimento é rápido. Colocamos aos poucos os raviólis em água salgada fervendo. Em poucos minutos a massa está al dente. E vai direto para o recipiente em que será servido. Pode ser acompanhada apenas com azeite e manjericão, ou um molho básico de tomate e manjericão. Sempre com muito queijo ralado.

Fica lindo e delicioso!

 

4 Comments

  1. Rayana Borba says:

    Quanta disposição…

  2. hummm, que delícia. oh, testei e adorei o frango com risoto de espinafre. fiz algumas pequenas adaptações, mesmo assim, ficou saborosíssimo.
    bjs

  3. Fátima Silva says:

    Gente, obrigada pela noite de sexta e este ravioli! Fico impressionada com as ideias, com as conversas… sabores e sabores. Beijíssimos!

  4. Rayana Borba says:

    Meus raviólis já estão na geladeiras, bem cobertos, esperando o dia de amanhã para serem cozidos. O molho? Vou seguir a dica: sugo com manjericão fresco.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>