Lemon Pie

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

A primeira torta de limão que eu despretensiosamente fiz, ficou linda. Infelizmente foi preparada a partir de uma receita dessas de embalagem, que mandava colocar um copo de suco de limão e fazer um merengue daqueles que é puro açúcar… Claro que a gente se esforçou, riu muito, mas comer mesmo não foi possível. Quase fiquei traumatizada. Até que um dia, contando a experiência, alguém me deu uma receita que é a que faço até hoje.

Impossível de errar, gostosa e fácil de adaptar ao gosto de cada um. Quem gosta mais ácida põe mais limão, quem gosta com merengue mais leve, minha opção, põe menos açúcar. Essa é a minha Lemon Pie.

Para a massa 150g de manteiga em temperatura ambiente, uma gema, uma colher de açúcar, uma pitada de sal, raspas de casca de limão, uma xícara de amido de milho e farinha de trigo até dar o ponto. Fica uma massa amanteigada e bem lisa. É legal deixar descansar um pouquinho antes de esticar numa forma (dessas que soltam o fundo) cobrindo o fundo e a lateral.

Misture uma lata de leite condensado, duas colheres de suco de limão (essa medida é pra ficar bem suave.) e reserve o creminho.

Para o merengue bato em ponto de neve duas claras (no mínimo), em seguida acrescento o açúcar, duas colheres de sopa por clara. Bato bem. Fica um creme lindamente branco.

Para montar a torta estique a massa na forma, cubra com papel alumínio e coloque em forno bem quente. Quando a massa começar a assar tire o papel alumínio e deixe dourar. Pronta a base, coloque o creme com limão cubra com o merengue e coloque no forno até dourar o suspiro. Depois é só esfriar e geladeira. Adoro essa torta geladinha.

 

4 Comments

  1. Essa torta tem diversas variações… Minha mãe, por exemplo, faz uma massa a partir de bolacha de chocolate amanteigada e manteiga, que não precisa ser assada. A cobertura é feita com chantily.

  2. Ai que delícia! Sou louca por Lemon Pie! Acho que já coloquei umas duas ou três lá no blog! Bobeou, vou de lemon pie! Acho que nunca provei dessa “casquinha”, normalmente faço aquela com biscoito. Vou provar! Uma ótima desculpa prá fazer mais uma tortinha….

    Beijos!
    PS: as fotos estão uma coisa! Lindas demais!

  3. Patrícia de Moraes Lima says:

    Farei neste fim de semana!!!!Sempre quis me arriscar nessa torta que amo de paixão!! Me traz ….. infância na minha vó….. com as minhas sete tias mulheres , todas reunidas fazendo tortas, doces, pudins para os encontros de domingo. A sobremesa que mais gostava era essa.

    Pela primeira vez , quase aos quarenta(a beira deste), farei a torta tão deliciada e que na textura , ternura,doçura me relembra momentos tão felizes!!!

    Beijos Gastão e Soninha!!!Vcs dois são tudo de bom , hein!!!

    Pati

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*