Almocinho de domingo

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

Risoto de espinafre e frango crocante

Cardápio rápido, mas com gostinho de domingo: risoto de espinafre e frango crocante.

Os filezinhos de peito frango foram temperados apenas com sal, passaram por uma pasta composta por uma colher de margarina, um pouco de mostarda, um toque de shoyu e azeite de oliva para ligar tudo e dar o ponto.

Depois de bezuntados, foram afogados numa farofa composta de farinha de rosca, queijo parmesão ralado, sementes de linhaça e alecrim seco. Daí para o forno alto, por mais ou menos meia hora. É bom ficar olhando, para que o frango não fique ressecado. Aliás, prefiro fazer esta receita com sobrecochas desossadas, mas não era o que tínhamos no frezer.

O risoto é básico e segue a “norma geral dos risotos”. Descongelei caldo de carne (sempre que posso tenho caldos feitos em casa e congelados) e peguei uma panela com anti aderente. Uma colher de manteiga e um pouco de azeite (ajuda a não queimar a manteiga). Com a manteiga derretida entrei com o arroz para risoto (usei carnaroli). O arroz deu leve fritada e, como diriam os italianos foi “fumado”, ou seja, recebeu um copo de vinho branco seco.

Daí para frente foi mexer sem parar o arroz, acrescentando aos poucos o caldo de carne. Quando ele estava quase al dente, acrescentei o maço de espinafre picado que havia refogado em frigideira, com um pouco de cebola bem picadinha, sal e pimenta. Mexi vigorosamente, mais um pouco de caldo e a checagem para ver o ponto do arroz. Ok. Fogo desligado e passamos para “arredondar” o risoto, a etapa mágica do processo: uma colher de manteiga, um forte punhado de parmesão ralado e um pouco de salsinha e cebolinha picados.

Quando se mexe o arroz com estes últimos ingredientes, o risoto ganha a consistência de creme, que na boca surpreende com o arroz al dente.

A cremosidade do risoto com o tom crocante dos franguinhos é combinação perfeita. Texturas distintas, sabores complementares.

 

3 Comments

  1. Hummmmm
    essa eu vou testar!!!
    bjs

  2. Queria dizer que já fiz o frango crocante e ficou uma delícia!! =D

  3. ô Gastão e Sonia,
    Estes pratos de vocês é de dar água na boca (e muita vontade de comer).
    Quando estou viajando, como agora, levo sempre umas latinhas de sardinhas para as emergências (que se tornam rotinas).
    Quem sabes inventam algo (usando sardinha) para meus domingos…
    um abraço

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*