Risoto de espinafre e frango crocante -almocinho de domingo

3
Risoto de espinafre e frango crocante
Risoto de espinafre e frango crocante

Cardápio rápido, mas com gostinho de domingo: risoto de espinafre e frango crocante.

Como fazer

Os filezinhos de peito frango foram temperados apenas com sal. Em seguida passaram por uma pasta composta por uma colher de manteiga derretida, um pouco de mostarda, um toque de shoyu. Por fim um fio de azeite de oliva para ligar tudo e dar o ponto.

Depois de besuntados, foram afogados numa farofa composta de farinha de rosca, queijo parmesão ralado, sementes de linhaça e alecrim seco. Daí foram para o forno alto, por mais ou menos meia hora. É bom ficar olhando, para que o frango não fique ressecado. Aliás, prefiro fazer esta receita com sobrecoxas desossadas, mas não era o que tínhamos no freezer.

risoto de espinafre risoto de espinafre risoto de espinafre

Para o risoto de espinafre

O risoto é básico e segue a “norma geral dos risotos”. Descongelei caldo de carne (sempre que posso tenho caldos feitos em casa e congelados).  Peguei uma panela com fundo anti aderente. Uma colher de manteiga e um pouco de azeite (ajuda a não queimar a manteiga). Com a manteiga derretida entrei com o arroz para risoto (usei carnaroli). O arroz deu leve fritada e, como diriam os italianos foi “fumado”. Ou seja, recebeu um copo de vinho branco seco.

Daí para frente foi mexer sem parar o arroz, acrescentando aos poucos o caldo de carne. Quando ele estava quase al dente, acrescentei um punhado de espinafre. Ele foi previamente picado e refogado em frigideira, com um pouco de cebola bem picadinha, sal e pimenta.

Mexi vigorosamente, mais um pouco de caldo e a checagem para ver o ponto do arroz. Quando estava ao pontoo fogo desligado e passamos para “arredondar” o risoto.

Como arredondar o risoto

É nesta etapa que acontece a “mágica” do processo: uma colher de manteiga, um forte punhado de parmesão ralado e um pouco de salsinha e cebolinha picados.

Quando se mexe o arroz com estes últimos ingredientes, o risoto ganha a consistência de creme, que na boca surpreende com o arroz al dente.

Assim, a cremosidade do risoto com o tom crocante dos franguinhos é combinação perfeita. Texturas distintas, sabores complementares.

Que tal?

risoto de espinafre frango crocante

3 COMENTÁRIOS

  1. ô Gastão e Sonia,
    Estes pratos de vocês é de dar água na boca (e muita vontade de comer).
    Quando estou viajando, como agora, levo sempre umas latinhas de sardinhas para as emergências (que se tornam rotinas).
    Quem sabes inventam algo (usando sardinha) para meus domingos…
    um abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui